COMO CONTRATAR O EMPREITEIRO CERTO E EVITAR CASOS DE FRAUDE OU FALTA DE QUALIDADE DA SUA OBRA

Sejamos sinceros: fazer obras é uma grande chatice para si. Nós sabemos disso. Estamos no mercado desde 2011 e, com esta experiência, já estivemos em contacto com dezenas de clientes que tiveram experiências passadas desastrosas com outros empreiteiros.

Estes são os relatos mais comuns:

  • A obra começou a mostrar sinais de degradação pouco tempo depois de ser feita
  • O empreiteiro usou materiais de fraca qualidade, ao contrário do combinado
  • O empreiteiro não cumpriu a “sua palavra”
  • Cobrança de custos extra que não estavam estipulados no orçamento
  • Empreiteiro desapareceu após receber pagamento adiantado
  • A empresa não fez uma obra legal
  • Empreiteiro omitiu o período de garantia de obra obrigatório por lei
  • Trabalhador sofreu acidente de trabalho e não tinha seguro
  • Trabalhador danificou propriedade de terceiros, mas recusou a responsabilidade
  • Vizinho processou o cliente, porque o empreiteiro continuou a obra ao domingo


Caso queira guardar esta informação para ler mais tarde, clique aqui para guardar o pdf desta publicação 

Se alguma destas experiências lhe soa familiar ou o deixa inseguro quanto a futuras obras, então chegou ao sítio certo. Vamos apresentar-lhe uma compilação de boas práticas a ter quando for escolher um empreiteiro, bem como alguns sinais de alarme que podem ajudar a prevenir casos de fraude.

Tudo deve começar com uma vistoria ao prédio 

Este é um passo crucial que recomendamos a que todos coloquem em prática. Contrate um especialista para uma vistoria geral ao prédio de forma a fazer um levantamento do que é necessário resolver e em que grau de prioridade.

Na RKESA os nossos técnicos estão qualificados para realizar este tipo de vistoria, sendo posteriormente entregue ao cliente um relatório detalhado com o nosso parecer e, caso seja do interesse do cliente, a nossa proposta de orçamento.

Realizar uma vistoria vai, em primeiro lugar, ajudá-lo a ter uma noção do estado do seu prédio e, mais importante que isso, permitir-lhe saber se o empreiteiro estará a cobrar serviços desnecessários.

Opte por um empreiteiro seguro e líder de mercado – contacte-nos e nós ajudamos a planear e orçamentar as suas obras

Telemóvel: 966 217 410 / Telefone: 218 233 810 / Email: [email protected] 

Investigue as empresas que tem em vista 

Faça o seu trabalho de casa e recolha o máximo de informação possível sobre as opções que tem em cima da mesa. Não salte este passo – nunca!

Estes são alguns dados que pode tentar verificar:

  • Há quanto tempo a empresa está em atividade? Verifique a data de constituição da empresa e o seu capital social. Empresas inexperientes ou com um capital social baixo não serão uma aposta segura. Poderá verificar essa informação aqui.
  • Verifique o estado do alvará da empresa. O alvará de construção aufere à empresa o direito de exercer a atividade de construção para a qual está atribuída. Ter o alvará ativo é sinal que a empresa tem os impostos regularizados.
  • Verifique a existência de certificações por parte de entidades como a APCER. A RKESA demonstra o seu compromisso com a qualidade e a satisfação dos seus clientes com a certificação ISO:9001.
  • A empresa deverá ter seguro contra acidentes de trabalho (obrigatório por lei e que assegura a compensação do trabalhador em caso de lesão temporária ou permanente) e seguro de responsabilidade civil (cobre danos provocados a terceiros, legalmente imputados ao cliente no decorrer da atividade profissional).
  • Peça referências de obras realizadas pela empresa e o contacto de clientes. Se a empresa se recusar a dar tal informação, é porque poderá ter algo a esconder.
  • Qualquer empresa séria deverá ter um escritório onde possa ir bater à porta. Desconfie de quem lhe der apenas um contacto de telemóvel e também de quem tem emails pessoais e não da própria empresa (ex: [email protected] em vez de [email protected])

Peça um orçamento detalhado e discriminado

Há orçamentos e orçamentos. Este vai ser o segundo “filtro” contra fraudes ou empresas pouco profissionais. Recomendamos que leia a nossa publicação sobre os principais erros cometidos na avaliação de orçamentos.

Quando fizer uma comparação de orçamentos há dois factores essenciais que deve ter em conta:

1. Preço

Parece-lhe lógico, certo? Afinal, o principal factor de decisão normalmente recai no preço. No entanto, há algumas considerações a ter e que muitas vezes são esquecidas pelos contratantes.

Não se atire de cabeça ao ver que uma das empresas apresenta um preço suspeitosamente mais baixo. Pense connosco: porque haveria alguém de lhe apresentar tal pechincha? Indicamos-lhe as explicações mais comuns:

  • Materiais de baixa qualidade, o que significará que, muito provavelmente, você irá ter que fazer uma nova obra para rectificar o trabalho mal feito. Irónico, não é?
  • Cortes em segurança, legalidade e seguros. Empresas reconhecidas e com bons profissionais irão ter sempre a preocupação de assegurar a qualidade dos seus serviços através de formação, certificações, seguros de trabalho, etc. Isto tem um impacto natural no custo dos serviços.
  • O empreiteiro irá pedir algum tipo de pagamento adiantado e depois desaparecer da face da terra.

 

Mas pode haver excepções, claro. Por exemplo, podemos afirmar que a RKESA consegue apresentar orçamentos inferiores em cerca de 10.000€ na pintura de um prédio de 14 andares, quando comparado com outras empresas. Mas isto tem uma justificação clara e comprovada: não utilizamos andaimes, que são o principal custo dos empreiteiros convencionais.

O que lhe pedimos é que torça o nariz ao “bom e barato” e procure entender o porquê de tamanha discrepância no preço (quer para baixo ou para cima). Se a justificação o convencer, óptimo.

2. Informação disponibilizada no orçamento

Peça sempre orçamentos o mais detalhados possíveis. Uma descrição pormenorizada dos artigos e processo de obra permite ao cliente fazer comparações justas e entender o que vai ser feito em cada etapa da obra.

Pense nisto. Enquanto cliente, qual das descrições seguintes o deixa mais esclarecido e informado?

  • Pintura de fachada do prédio
  • Pintura de fachada do prédio com tinta de esmalte aquoso do tipo “CIN – Cynacril Mate” ou equivalente, aplicada em duas demãos de acabamento e uma demão de primário adequado.  

Alguns empreiteiros optam por não apresentar preços discriminados por artigo, colocando apenas o valor global do serviço ou de cada fase da obra. Como irá o cliente saber a qualidade e o tipo de materiais que serão utilizados? Quantidades? Preços unitários? Tudo isso deve estar explícito.

Ainda no que se refere ao orçamento, deverá estar sempre presente a garantia de obra (5 anos obrigatórios por lei) e as condições de pagamento.

Proteja-se com contrato de obra e plano de pagamento!

Perdoem-nos, mas apertos de mão e a “palavra” quer do empreiteiro quer do cliente não têm qualquer valor jurídico, caso algo “dê para o torto”.

Assine um contrato de obra com todas as variáveis acordadas. Se necessário, contrate alguém para o ajudar. Lembre-se do ditado: “mais vale prevenir do que remediar”.

Planeie o pagamento. Calendarize no orçamento todos os serviços e pagamentos e, antes de fazer o pagamento, faça uma inspecção à obra. Se houver erros ou alguma reparação pendente, tire fotografias e aponte por escrito.

Faça arquivo dos contactos feitos

Seja prudente e guarde os e-mails que trocou com o empreiteiro. Estes podem ser usados caso o queira confrontar face a algo que tenha fugido ao acordado.

Para sumarizar, planear obras é um processo que deve ser minucioso e requer alguma investigação de forma a assegurar que fazemos a escolha certa.

Aqui fica uma rápida checklist dos passos que deve sempre seguir antes de avançar com a obra (se quiser, imprima, recorte este pedaço e guarde-o consigo):


Como encontrar o empreiteiro certo e evitar fraude ou trabalhos de fraca qualidade

  • Vistoria ao prédio de forma a saber exactamente o que precisa de ser feito (fale connosco, temos técnicos especializados para este tipo de inspecções);
  • Investigue as suas opções – verifique as empresas disponíveis em termos de capital social, seguros, alvará, certificações e referências de trabalhos realizados. Confirme também se a empresa tem sede física;
  • Peça orçamento detalhado e discriminado – não aceite orçamentos vagos, sem descrição de serviços e artigos, um a um. Verifique também se o documento refere o período de garantia da obra (já sabe, 5 anos obrigatórios por lei). Caso queira saber mais sobre boas práticas na avaliação de orçamentos, veja a nossa publicação;
  • Desconfie de preços demasiado altos ou baixos, sem qualquer explicação lógica;
  • Trace um plano de pagamentos e assine um contrato de obra – documentos escritos e assinados são a melhor forma de se proteger contra fraude;
  • Guarde todos os e-mails trocados com o empreiteiro.

Ligue-nos já: +351 218 233 810

E-mail: [email protected]


Copyright 2018 – RKESA Lda.