Montagem e desmontagem de estruturas metálicas – é uma componente indispensável da construção. Frequentemente surgem situações em que a montagem ou desmontagem de estruturas metálicas tem de ser executada em altura. Não há muito tempo atrás, o método tradicional de execução da montagem ou desmontagem em altura de estruturas metálicas eram os andaimes e plataformas elevatórias.
Mas, mesmo os métodos tradicionais enraizados na indústria vêm-se obrigados a ceder o lugar ao método inovador de Alpinismo Industrial. A montagem e desmontagem de estruturas metálicas é executada em variadíssimas alturas e diversas formas e graus de acesso aos locais de intervenção. Enquanto os empreiteiros que procedem à intervenção por meio do método tradicional «à moda antiga», estarão a instalar junto ao objeto de obra as estruturas de andaime ou plataformas, os alpinistas industriais nessa altura já estarão a executar os trabalhos necessários de reparação, montagem ou desmontagem.
Mobilidade, rapidez e qualidade – são as palavras-chave e as 3 principais vantagens competitivas do Alpinismo Industrial. Fixar as cordas e pôr mãos à obra: este procedimento leva significativamente menos tempo do que a montagem de andaimes.
Independentemente do tipo de trabalhos a realizar: vistoria e inspeção da construção, elevar ou descer a estrutura, deslocá-la ao local de desmontagem (ou montagem), qualquer que seja a intervenção necessária, será sempre executada e terminada com maior rapidez do que por meio de andaimes.
TRABALHOS EM ESTRUTURAS METÁLICAS
Pelo facto de o arrendamento dos andaimes ser dispendioso, os empreiteiros que realizam os trabalhos raramente se dão ao luxo de utilizar a quantidade que lhes possibilite rodear o objeto de obra de uma só vez. Daí a necessidade de montar os andaimes de um dos lados da estrutura metálica, executar os trabalhos, desmontar os andaimes e voltar a montar noutro lado da estrutura. Este procedimento aumenta significativamente os prazos de execução.
Mas, ao utilizar os métodos de reparação dos alpinistas industriais, a configuração e a altura da estrutura metálica deixam de ser um obstáculo para a montagem ou desmontagem da mesma em altura com rapidez e precisão.