Os reservatórios verticais de aço, destinados ao armazenamento de líquidos, estão sujeitos à corrosão. A pintura dos reservatórios é uma das mais comuns formas de combater os processos de formação de ferrugem. Além disso, um revestimento eficiente do reservatório permite proporcionar-lhe uma aparência estética.
A escolha acertada dos materiais de pintura oferece uma melhor reflexão e desvio dos raios solares. Este fenómeno impede o aquecimento excessivo dos conteúdos no interior do reservatório no verão. A pintura anticorrosiva pode ser levada a cabo usando variadas opções de tintas e a correspondente tecnologia de aplicação.
A superfície interna do reservatório está em constante reação com a substância nele armazenada. Na maioria são produtos petrolíferos, soluções e substâncias químicas agressivas. O revestimento de pintura aplicado sobre a superfície metálica reage com os produtos no interior do reservatório. No processo de escolha de tecnologia de aplicação e tipo de revestimento, é necessário ter em conta as suas condições de exploração e armazenamento.
A superfície externa do reservatório está sujeita às alterações climatéricas e efeitos adversos do meio ambiente (radiação solar, vento, precipitação, oscilações de temperatura, poluição). Ao escolher a tinta, é preciso ter em conta as condições de exploração, como por exemplo, o meio ambiente, presença de poluição e impurezas no ar.
O revestimento de pintura para o tratamento do reservatório deve ter uma boa resistência às condições atmosféricas e uma alta capacidade de manutenção do brilho.
Antes de dar inicio à pintura do reservatório com a ajuda dos nossos alpinistas industriais, é importante realizar o seguinte processo preparatório:
Após esta fase, poderemos avançar para a aplicação de primário e várias camadas de tinta sobre a superfície do reservatório, que é feita pelos nossos profissionais com a ajuda da recente tecnologia de pulverização de alta pressão airless – a técnica de tintura mais rápida, económica e eficaz. A utilização deste método permite incrementar o resultado do processo de pintura, e reduzir significativamente os gastos em materiais usados e solventes.
Ao aplicar sequencialmente as várias camadas de revestimento, é necessário secar cada uma das camadas antes de proceder à aplicação da seguinte. Cada camada de tinta tem de ter uma espessura de 30-50 micrómetros.