Ainda nos tempos de navegação em navios à vela, os marinheiros realizavam as reparações e pintura dos navios em altura, em cordas, acima do convés ou diretamente sobre a água.
Os alpinistas industriais modernos, ao executar a pintura dos navios, podem ser considerados seus sucessores na indústria. Mas, com a evolução da indústria e das novas tecnologias, evoluiu a dimensão e a complexidade da construção dos navios, o que veio mudar a abordagem do procedimento de pintura.
A pintura exterior dos navios – é uma tarefa de grande complexidade e responsabilidade. Não basta simplesmente aplicar tinta na superfície do navio, mas também proteger a estrutura da corrosão, uma vez que a superfície do navio está constantemente em contacto com a água.
Todo o trabalho será realizado com a utilização da tecnologia de acesso por corda – Alpinismo Industrial – que garante benefícios ao cliente quer a nível financeiro, quer no prazo e qualidade de execução, sendo que não há necessidade de desperdiçar tempo na instalação de andaimes ou plataformas elevatórias.
Isto significa que o navio voltará mais rapidamente ao processo de exploração.
Em primeiro lugar, é necessário purificar a superfície do navio dos diversos moluscos, algas, corais e outras substâncias orgânicas. Todas estas substâncias, sob o efeito da água do mar são transformados numa superfície dura e nivelada.Após a primeira fase de purificação, é realizada uma limpeza mais minuciosa da superfície do metal.
Nesta fase são eliminados todos os vestígios de ferrugem.
Se este procedimento não for realizado, o metal continuará a degradar-se e a espessura do mesmo irá diminuir mesmo sob uma nova camada de tinta. Todos os processos de preparação da superfície são realizados de acordo com as normas internacionais ISO.
Posteriormente, já sobre a superfície purificada, é aplicado o primário, preparando o navio para ser revestido com revestimento anticorrosivo.
De seguida, a parte do navio que irá estar em contato direto com a água é revestida com quatro camadas de tinta, enquanto a superfície acima do nível das águas é revestida com duas ou mais camadas.
A aplicação de todas as camadas de revestimento é executada com a ajuda da máquina de pulverização Airless.
Após a aplicação do revestimento de pintura é necessário verificar a qualidade da nova camada de proteção anticorrosiva. Além de realizar uma vistoria geral, é importante proceder à inspeção da qualidade por meio de dispositivos especiais de deteção de defeitos e anomalias.
Se a inspeção confirmar a qualidade da pintura conforme as normas e requisitos impostos, o processo de revestimento do navio dá-se por concluído.
Além do revestimento do navio, RKESA – Alpinismo Industrial executa a pintura do convés, das superestruturas e do porão do navio.