As instalações industriais como pavilhões de produção, armazéns, hangares, entre outros são estruturas criadas para o aumento do lucro do proprietário e não para trazer prejuízo. Esta regra aplica-se igualmente ao período de tempo de realização de manutenção periódica planeada ou reparação imprevista. Mas, se o restauro, aplicação de reboco e a pintura das paredes no exterior da construção não afeta em muito a funcionalidade da estrutura, já a reabilitação e reparação dento da instalação, com recurso a andaimes ou plataformas elevatórias limitará ou impossibilitará a continuidade do processo produtivo por vezes por longos períodos de tempo.
Portanto, para a realização de trabalhos de reparação no interior da estrutura, será necessário dispensar espaço suficiente para a instalação dos andaimes. O que nem sempre se torna possível, principalmente se dentro do edifício industrial estiverem instalados equipamentos de produção.
Com a recente tecnologia por meio de Alpinismo Industrial da empresa RKESA, é posta de parte qualquer necessidade de limitação da funcionalidade ou interrupção do processo produtivo em edifícios industriais, armazéns, hangares ou pavilhões de produção. Recorrer aos especialistas para realização de manutenção, restauro, montagem ou desmontagem sem utilização de andaimes ou plataformas – é uma solução vantajosa do ponto de vista da otimização do processo produtivo.
Além disso, a funcionalidade da instalação industrial não terá limitações, graças à reparação atempada e eficiente realizada pelos alpinistas industriais da empresa RKESA, estado técnico de edifícios industriais estará sempre em boas condições, o que proporcionará uma operacionalidade de longo prazo destas instalações.
Apesar de os trabalhos de reparação do exterior dos edifícios industriais por meio de métodos tradicionais como os andaimes não afete seriamente o processo produtivo, comparativamente aos trabalhos de intervenção no interior, a especificidade da construção do edifício industrial ou a sua localização por vezes dificultam ou até impossibilitam a montagem de andaimes. A instalação de andaimes exige sempre espaço suficiente adjacente à fachada do edifício. O que por sua vez poderá restringir a mobilidade dos transportes industriais e dos funcionários, além do aumento do custo da intervenção e prazo de execução.