Restauro e pintura de hangares
Um hangar é um espaço de grande dimensão, situado em aeroportos ou heliportos, nos quais são estacionadas as aeronaves. Este local é utilizado para realizar todas as tarefas de manutenção das aeronaves, bem como para as preparar para o voo seguinte. Sendo um edifício que pode conter aeronaves, sejam elas de pequena, média ou grande dimensão, ele terá de ter uma altura considerável. Apesar da construção poder ser realizada com diversos materiais, os hangares são de uma forma geral estruturas metálicas.
Para que a estrutura do hangar se mantenha nas melhores condições, são necessários alguns cuidados de manutenção, como a pintura da estrutura metálica. Caso esses cuidados não tenham sido prestados na altura devida, é então essencial o seu restauro de modo a recuperar as condições ideais. Conheça de seguida a importância do restauro e pintura de hangares, e ainda, qual o melhor meio para o fazer.
Importância do restauro e pintura de hangares
Qualquer estrutura, de modo a ser durável e nas melhores condições, necessita de cuidados frequentes. Um dos cuidados a ter periodicamente é a pintura das vigas e lajes da estrutura, bem como da cobertura e elementos de proteção. O metal utilizado na construção da maioria dos hangares, é um material que facilmente corrói, caso não esteja protegido dos fatores do meio ambiente como a humidade, as variações de temperatura e o calor do sol. A pintura realizada corretamente e com a antecedência necessária, irá assim proteger o metal e evitar o aparecimento de corrosão.
O problema da corrosão não é apenas estético, mas também estrutural. Com o avançar da corrosão, o metal perde gradualmente as suas características, podendo em última análise colocar em risco a estabilidade da estrutura do hangar e a segurança dos que aí trabalham.
Seja numa ação preventiva de pintura da estrutura principal, cobertura e dos vários elementos de proteção, seja como restauro de elementos já danificados, a melhor forma de realizar os trabalhos é através de alpinistas industriais. Como referimos atrás, os hangares são edifícios de grande altura, sendo por isso a sua pintura e restauro um trabalho complexo. O alpinismo industrial, realizado por profissionais credenciados e com experiência, é assim a opção mais simples, prática e económica para a intervenção necessária. Conheça de seguida as vantagens em optar pelo alpinismo industrial no restauro e pintura de hangares.
Vantagens do alpinismo industrial no restauro e pintura de hangares
A intervenção no interior de grandes instalações, como é o caso de hangares, através do alpinismo industrial é muito mais seguro e económico quando comparado com outros meios, como a instalação de andaimes ou plataformas elevatórias. Além disso, o período de tempo que leva desde a decisão à execução é muito menor.
Uma equipa de profissionais de alpinismo industrial consegue, sem material muito complexo ou de grande dimensão, alcançar os locais mais inacessíveis, trabalhando de uma forma eficaz e totalmente segura. Torna-se assim um meio mais rápido, económico e eficiente de fazer a manutenção das estruturas metálicas ou o restauro dos elementos danificados.